• Banner   Setembro Amarelo
  • Audiência Pública do Plano Diretor no Iririú
  • Audiência Pública do Plano Diretor na Nova Brasília
  • Audiência Pública do Plano Diretor no Boehmerwald
Imprimir
PDF

Grupo Eis-me Aqui pede ajuda para construção de sede própria

Publicado em Notícias - Comissões

Comissão de Cidadania

Vereadores da Comissão de Cidadania receberam representantes do Grupo Eis-me Aqui na reunião ordinária desta quarta-feira (7). A presidente, Maria Rosenilda de Souza Oliveira, disse que entidade tem o desejo de abrir três casas para atender aos necessitados: uma de recuperação de dependentes químicos, uma de idosos que estão em situação de rua e uma para pessoas em situação de rua. Para isso, Maria questionou a possibilidade de o município doar um terreno para a instituição.

O Grupo Eis-me Aqui foi fundado em 2015. Seu trabalho está focado na assistência e e reintegração de pessoas em situação de risco social e econômico. A entidade conta com mais de 300 voluntários que se organizam para servir refeições a pessoas em situação de rua. Hoje o grupo serve, em média, 70 marmitas diárias. Além da alimentação, o grupo faz também campanhas de doação de roupas para que seus atendidos tenham também o que vestir.

No mês março, os vereadores da Comissão de Cidadania discutiram soluções para as pessoas em situação de rua em Joinville com a secretária de Assistência Social, Fabiane Cardozo. “Joinville oferece hospedagem e comida gratuitas, mas nem todos aceitam participar dos programas. Muitos são dependentes químicos e encontram mais liberdade nas ruas do que nos abrigos”, disse Fabiane na ocasião.

Localizado ao lado da rodoviária, o Centro POP, mantido pela Prefeitura, atende a cerca de 300 cidadãos por mês. A maioria, 63%, vem de outros estados e já está na rua há mais de seis meses, conforme dados próprios que foram tabulados ano passado. Muitos vieram "despachados" por prefeituras de municípios cuja política é "se livrar deles", como Balneário Camboriú, segundo a secretária joinvilense.

Os vereadores que integram a Comissão de Cidadania enviarão ofício ao prefeito Adriano Silva para consultá-lo sobre a disponibilidade de terrenos destinados ao ações sociais voluntárias como o Eis-me Aqui. Havendo resposta positiva, um projeto de lei terá de ser aprovado pelos vereadores para que a doação possa ser confirmada.


Texto
Gretchen Gartz
Foto
Mauro Artur Schlieck
Edição
Felipe Faria

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br