• Banner   Setembro Amarelo
  • Audiência Pública do Plano Diretor no Iririú
  • Audiência Pública do Plano Diretor na Nova Brasília
  • Audiência Pública do Plano Diretor no Boehmerwald
Imprimir
PDF

UDR passará a emitir laudo de isenção de imposto para propriedades rurais

Publicado em Notícias - Comissões

Comissão de Urbanismo

A procuradora-geral do município, Christiane Schramm Guisso, disse a vereadores da Comissão de Economia nesta quarta-feira (9) que a Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) passará a emitir um laudo que atesta se a propriedade rural é ou não isenta de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Hoje essa avaliação é feita pela Secretaria da Fazenda.

Segundo a procuradora, a prefeitura deverá enviar à Câmara, em até 60 dias, um projeto de lei que estabelecerá a mudança. Para isso, a prefeitura trabalha na criação de um fluxo entre a UDR e a Fazenda, que continuará concedendo a isenção, a partir do laudo da UDR. A alteração, se aprovada, deverá valer a partir do ano que vem. “A gente tem condições de atender a esse pleito, que é uma alteração pertinente”, disse Christiane, ressaltando que a isenção do imposto seguirá a cargo da Sefaz.

O assunto foi colocado em pauta pelo vereador Diego Machado (PSDB). Uma das preocupações dele é a bitributação das propriedades rurais dentro da zona urbana, que acabam pagando impostos urbano e rural. Um técnico da UDR, órgão da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), terá a função de comprovar se ele está sendo usado mesmo para a agricultura.

“Entendemos que a avaliação seja feita pela UDR, encaminhado um laudo, e Sefaz acata o laudo, mas não adianta a UDR fazer laudo e ser indeferido, precisamos garantir que esse laudo da UDR vai ser aceito pela Sefaz, senão vamos acabar caindo no mesmo problema”, afirmou Diego Machado.

Para o diretor-executivo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Luiz Anselmo Tourinho, será preciso definir critérios para fazer a determinação de imóvel rural. Há propriedades, por exemplo, que produzem pouco e usam um pequeno espaço, mas ainda assim são rurais.


Texto
Carlos Henrique Braga
Foto
Mauro Artur Schlieck
Edição
Felipe Faria

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br