Imprimir
PDF

Urbanismo discute demora na manutenção da iluminação pública

Publicado em Notícias - Comissões

Comissão de Urbanismo

A Comissão de Urbanismo discutiu nesta terça-feira (6) problemas na iluminação pública do município. O debate foi sugerido pelo vereador Adilson Girardi (MDB), que recebeu reclamações de munícipes bolsões de escuridão pelas ruas da cidade. A Seinfra prometeu a substituição integral até a primeira quinzena de agosto.

Segundo as informações do Seinfra, um contrato da iluminação pública foi encerrado em novembro de 2020. O novo processo licitatório só foi concluído em abril de 2021. Os serviços de manutenção teriam, então, tido atraso.

O diretor-executivo da Seinfra, Paulo de Castro, afirmou que há cerca de 58 mil pontos de luz em Joinville, e, durante esse período em que não havia contrato, cerca de oito mil pararam de funcionar por diversos motivos, como furto de cabos, lâmpadas queimadas por término da vida útil, entre outros. Segundo ele, em 16 de abril, os serviços de manutenção foram retomados com o novo contrato, e até 2 de julho já haviam sido restabelecidos 5.585 pontos de luz estragados, o que representa 69,81% do total a ser substituído.

Os vereadores não ficaram satisfeitos com a resposta. O presidente da Comissão de Urbanismo, vereador Diego Machado (PSDB), disse achar estranho que 5.835 das oito mil lâmpadas estragadas já tinham sido trocadas, tendo em vista que tem sido uma reclamação recorrente da população. Ele questionou se a estimativa da Seinfra de lâmpadas fora de funcionamento não estaria incorreta. “Talvez o número total era muito maior. Na prática já era para essa situação já estar amenizada”, alegou.

Castro, entretanto, afirmou que a estimativa foi feita por meio de informações do contrato anterior e do sistema de telegestão, em que é possível verificar quais pontos de luz estão apagados. “Posso afirmar com certeza que o número era muito próximo a oito mil”. Ele disse ainda que daqui a pouco tempo essas reclamações vão reduzir bastante, e que até a primeira metade de agosto todas as lâmpadas apagadas estarão em funcionamento e a empresa contratada poderá iniciar o fluxo normal de trabalhos de manutenção.


Texto
Marina Bosio
Foto
Mauro Artur Schlieck
Edição
Felipe Faria

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br